ABES, uma história em favor do saneamento

Poucas associações conseguem sobreviver tantos anos, respeitando suas origens técnicas e profissionais como a ABES

Desde 1985 sou associado da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Além de ser da associação, por intermédio do Professor Aloísio Ferreira de Souza, também com apoio dele fui por duas vezes presidente da Seção Alagoas.

Em 2008 iniciei um tempo de rico aprendizado participando da Diretoria Nacional, como Diretor Nordeste, Vice-presidente e Secretário, nas gestões da amiga Cassilda e dos amigos Dante Ragazzi e Roberval Tavares.

Como muitos dos amigos e colegas deste vasto e surpreendente Brasil, pois a ABES tem representações em todos os Estados, tenho o orgulho e a honra de ter ouvido, visto e participado de eventos políticos, institucionais e técnicos que marcaram a história da ABES. Muitas experiências, contatos e conhecimento da realidade nacional e de pessoas de todos os lugares do País.

Apesar das dificuldades que as questões relativas ao setor de saneamento trazem para quem vive seu dia a dia, a ABES com sua equipe de profissionais que trabalham na sede e em algumas seções, consegue se manter ativa e atuante, tendo como marca indelével o respeito a divergências de opiniões e ao fortalecimento de seu papel como organização não governamental dedicada a assuntos técnicos e capacitação.

Hoje, em meio a pandemia do novo coronavírus a ABES se posiciona de forma inovadora, como outras entidades também, mas com o referencial de sua história de lutas e ações a favor do saneamento como fonte de vida e preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Há muitos desafio ainda num País onde cada região tem características de outro País e em cada uma delas, existem realidades diferentes. A ABES mantém por todos os seus associados, dirigentes e colaboradores um processo de reconhecimento e fortalecimento do saneamento visando a universalização dos serviços com respeito às diferenças regionais e por meio da gestão competente, da eficiência, do compromisso com as gerações atuais e futuras, e com responsabilidade profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *