Brasil do Futuro: Publicação da ANE – Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, propõe soluções para o futuro do Brasil.

Temas de interesse estratégico nacional compõem o documento da ANE

Como Acadêmico e titular da cátedra nº 121, tivemos a honra de escrever e compartilhar com os demais acadêmicos o tema sobre saneamento, que compõe o estudo Brasil do Futuro. Publicação Brasil do Futuro

Sob comando e coordenação de seu presidente, o Acadêmico Arlindo Pereira da Silva, e consciente de suas responsabilidades e atribuições para com a sociedade brasileira, a direção da ANE, uma vez mais exerce seu papel institucional de contribuir com o Governo no contexto do desenvolvimento do país, desta feita apresentando a primeira etapa das formulações estruturadas e relacionadas com a macroestratégia denominada “Brasil do Futuro”, com foco na modernização do Estado brasileiro e no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Todo trabalho se deu com uma equipe de Acadêmicos e colaboradores, reunidos em grupos de trabalho, desenvolvendo temáticas de conjunturas associadas (política, econômica, tecnológica e de defesa), com a adoção de uma metodologia comum para elaborar o texto que agora é colocado à disposição da sociedade.

A Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE, no contexto de sua Filosofia Acadêmica, e enquanto centro de pensamento e de formulação de propostas de políticas públicas, amparadas no conhecimento econômico, político e social, estabeleceu como uma das propostas macroestratégicas da ANE , a concepção e desenvolvimento de um Estudo, no campo das Ciências Sociais, Econômicas e Políticas para o Estado brasileiro, a seguir denominado, “BRASIL DO FUTURO”( http://www.academia-ane.org/), com seus dois pilares: a Modernização do Estado brasileiro e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

Tal estudo compreendeu o resultado do esforço de participação dos Membros Efetivos Acadêmicos da ANE e Colaboradores, que contribuíram na formulação de tratativas e propostas temáticas voltadas a um up grade do tecido social e de setores estratégicos nacionais, com vistas ao desenvolvimento do país, em sua reconstrução econômica nacional.

Para o caso do saneamento, o texto elaborado visou produzir um panorama institucional e legal da prestação dos serviços, observando a relevante relação dos mesmos com a saúde pública, a qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico.

A percepção do que é e representa o saneamento está sempre muito associada aos serviços de água e esgoto, os quais parecem resumir e assumir o que é o saneamento básico. Entretanto, no texto elaborado, além de trazer da legislação a definição do que é saneamento básico, se apresentará uma proposição de medidas que possam contribuir para tornar o futuro do saneamento mais previsível e gerenciável, utilizando dados e informações disponíveis em relatórios públicos de origem governamental ou não.

A importância do fortalecimento de fatores institucionais conhecidos e pouco utilizados de forma integrada é o que se pode considerar como resultado global deste texto, além de destacar a preocupação da ANE com o saneamento e sua integração com a gestão estratégica do Brasil.

6 Comentários em “Brasil do Futuro: Publicação da ANE – Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, propõe soluções para o futuro do Brasil.

Romulo Álvares
2 de junho de 2020 em 18:48

Boa tarde.
Gostaria de receber a o material… não consegui acessar o link

Responder
Álvaro Menezes
4 de junho de 2020 em 07:44

Bom dia. Vou enviar.Abraços
Eu consegui clicando no link do próprio site ou no seguinte:
https://www.amecengenhariaeconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/05/PublicacaoBrasildoFuturo.pdf
Se não conseguir vou falar com a administradora do site para ver o que está acontecendo.

Responder
Marlon do Nascimento Barbosa
4 de junho de 2020 em 14:05

Prezado Amigo Álvaro!

Desde já, parabéns à ANE. Lerei o material com certeza!

Muito obrigado!

Responder
Alvaro Jose Menezes da Costa
4 de junho de 2020 em 16:23

Obrigado Marlon, será uma honra saber que você leu.
Abraços.

Responder
Sergio Prata Filho
10 de junho de 2020 em 12:00

Clicando no link enviado so acessei esta pagina, gostaria de ler o trabalho, abraços

Responder
Álvaro Menezes
11 de junho de 2020 em 14:30

Obrigado Prata. Abraços.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *